quinta-feira, 12 de maio de 2016

Público versus privado (12/05/2016)



Olá, como estão?


Hoje assinala-se o Dia Internacional do Enfermeiro:

Este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral. É o dia do calendário em que todos os enfermeiros do mundo estão de parabéns, sendo que eles celebram a vida e a enfermagem todos os dias do calendário.
Origem da Data
O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros que todos os anos distribui um kit informativo deste dia e elege um tema para a celebração (em 2016: "Enfermeiros: uma força de mudança - melhorando a resiliência dos sistemas de saúde"). A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale (a 12 de maio), que é encarada como a fundadora da enfermagem moderna.
Atividades do Dia Internacional da Enfermagem
Para comemorar a data decorrem vários simpósios e conferências pelo país e pelo mundo com vista à análise de vários aspetos da profissão, assim como à identificação de novas perspetivas e desafios que se impõem diariamente aos enfermeiros. Da mesma forma, esta classe de profissionais tenta apelar a um estilo de vida saudável junto da população, com a realização de campanhas, exibição de vídeos, etc.


Como agora se tem falado muito da polémica do financiamento estatal aos colégios privados, vou agora atrever-me a dar a minha opinião. E é assim: cada caso é um caso diferente e todos têm que ser analisados e avaliados individualmente, pois onde não há estabelecimentos de ensino público é claro que os colégios privados devem ser apoiados para poderem prestar um serviço público. Mas onde ambos coexistem, sou contra esse mesmo apoio. Total e completamente, pois o erário público não tem nada que estar a pagar a colégios privados, quando há escolas públicas para o mesmo efeito. Quando há as duas hipóteses e mesmo assim querem optar pelo privado, têm bom remédio: paguem! Agora, descurar e abandonar o ensino público, por causa do ensino privado, nem pensar!!!


Por hoje é tudo.
Até uma próxima oportunidade.






Sem comentários:

Enviar um comentário