domingo, 28 de dezembro de 2014

28-12-2014





Olá, como estão?


Eu até que vou relativamente bem.
O pior é o frio.
E, ainda por cima, a Protecção Civil emitiu um aviso por causa do muito mais frio que ainda aí vem.
Como eu li ontem, vai ser uma passagem de ano a bater o dente.
De frio.


Eu não sei se com os outros atáxicos também é assim.
Pelo menos comigo, é.
O frio contrai-me os músculos.
Que ficam muito rígidos – parecem pedra.
E fico com dores, muitas dores.
De tal forma, que me apetece gritar, chorar, trepar pelas paredes, sei lá…
E fico sem posição.
Ou seja, não consigo estar deitada. Nem sentada.
E primeiro que os músculos descontraiam…
A coisa só vai lá com sacos de água quente e massagens.


A parte do meu corpo mais afectada são mesmo as minhas pernas.
Portanto, tenho sempre o cuidado de andar com calças quentes nos meses de frio: malha, moletão…
Mas há uma coisa que não sou capaz de fazer.
Não me sinto bem.
Vestir collants por debaixo das calças.


Li ontem que, a partir de amanhã, a temperatura vai descer entre 4º e 9º.
A minha mãe diz que isto não é nada.
Pois quando eu andava na escola, a temperatura em casa, de manhã, chegava a estar a 5º.
Ontem estava a 12º.


Eu lembro-me de um dia de escola, que estava cá um briol…
Nunca me lembro de um dia tão frio como esse.
Andava no 11.º ano. Ou seja, foi no ano lectivo de 1986/87.
Frequentava a Escola Secundária do Cartaxo.
Ainda me lembro do que tinha vestido nesse dia: uma camisola interior, um pulôver de malha justo ao corpo, uma camisa e uma camisola forrada a pelinho. Por cima de tudo, um casaco de fazenda. Isto, da cintura para cima. Da cintura para baixo, umas collants quentes, umas meias grossas, umas calças de bombazine (o frio era tanto nesse dia, que até isso fiz) e umas botas altas quentinhas.
Não sei dizer que dia da semana era, mas sei que tinha aulas o dia todo, pois lembro-me de estar na fila para o refeitório.
Já na vila (na altura, porque agora já é cidade) do Cartaxo, a caminho da escola, só se via telhados e carros brancos.


E é com a memória desse dia bem frio, que por agora vos deixo.

Até uma próxima oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário