domingo, 14 de janeiro de 2018

Julgar um livro pela capa (14/01/2018)


Olá, como estão?


Primeiro que tudo, espero que tenham entrado bem em 2018 e espero, sinceramente, que este novo ano vos traga tudo o que mais desejarem.



Não sei se leram aquele artigo sobre a Chiado Editora, http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/o-homem-sonha-a-chiado-editora-publica-e-a-obra-nasce, que, como devem saber, é a editora com quem eu costumo trabalhar (“Quando um burro fala, o outro baixa as orelhas” – Chiado Editora, 2010; “’Tás com a mosca, ou cheira-te a palha? (Pela desmistificação, sensibilização e consciencialização das ataxias hereditárias)” – Chiado Editora, 2017).
Eu não me revejo no artigo e considero que o mesmo representa apenas um dos muitos lados da questão.
Atenção, eu não estou a dizer, perentoriamente, que essas mesmas pessoas de quem o artigo fala, estão a mentir. Não, nada disso. Acredito que elas relatam a experiência delas. Apenas eu não me revejo nesses relatos.
Até porque, e aqui estou a expressar só a minha opinião, o mundo editorial é, primeiro que tudo e antes de mais nada, um negócio e, como tal, haverá sempre clientes mais descontentes.
Mas o que mais mexeu comigo foi uma frase de um livreiro que afirma, e passo a citar: “(…) Qualquer livro que me chegue à mãos com o ‘carimbo’ da Chiado Editora está morto à partida – estar associado à Chiado mata logo o autor. (…)”, fim de citação.
Bem, a mim sempre me ensinaram que não se deve julgar um livro pela capa, mas é isso que esse livreiro está a fazer. Literalmente.
Sem querer ser irónica ou sarcástica, diria que essa é a história da minha vida: ser julgada à primeira vista, avaliada pelas aparências. Tomar o conteúdo pela forma.
Acredito, a fazer fé no artigo (apesar de, e mais uma vez reitero, não ser essa a minha experiência), que esse livreiro já possa ter tido muito más experiências com certos títulos da Chiado, mas bolas, essa é razão para desprezar todo o resto? A resposta é, só pode ou deveria ser: não, claro que, absoluta e indubitavelmente, não! Até porque tal, e perdoem-me a sinceridade, seria revelador de uma atroz ignorância e gritante estupidez. Para não dizer de um total preconceito. E de uma suprema presunção. Pois bem lá no meio de grandes e feios pedregulhos, poderá muito vir a encontrar uma verdadeira pérola.
Mais uma vez chamo a V/ especial atenção para o seguinte: não estou com isto a dizer que os meus livros sejam as tais pérolas. Até porque não me cabe a mim dizer tal coisa. Apesar de acreditar em mim e no meu trabalho – mas isso é algo que acredito que seja comum à grande maioria dos autores.

E aproveito esta oportunidade para, uma vez mais, promover o meu livro:
Agora que a confusão e o frenesim típicos da quadra festiva já passaram, lembro que o meu livro de contos, “’Tás com a mosca, ou cheira-te a palha? (Pela desmistificação, sensibilização e consciencialização das ataxias hereditárias)” (Chiado Editora), continua à V/ espera. Quem o quiser adquirir, pode fazê-lo de várias formas: em livraria, online (Chiado Editora - https://www.chiadoeditora.com/livraria/tas-com-a-mosca-ou-cheira-te-a-palha, Bertrand - https://www.bertrand.pt/livro/-tas-com-a-mosca-ou-cheira-te-a-palha--fatima-d-oliveira/19677306, FNAC - https://www.fnac.pt/Tas-com-a-Mosca-ou-Cheira-te-a-Palha-Fatima-d-Oliveira/a1263861, WOOK - https://www.wook.pt/livro/-tas-com-a-mosca-ou-cheira-te-a-palha--fatima-d-oliveira/19677306) ou ainda directamente à APAHE – Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias (E-mail: apaheportugal@gmail.com ou mensagem privada no Facebook da APAHE, https://www.facebook.com/associacaoportuguesadeataxiashereditarias/ - os fundos angariados com a venda deste livro pela APAHE revertem, inteira e exclusivamente, a favor da mesma).
Aproveito ainda esta oportunidade para solicitar a V/ ajuda: manifestem as V/ opiniões acerca deste meu livro na página respectiva, https://www.facebook.com/fatimadoliveira2/, que desde já vos convido a conhecer e a gostar. Nesta mesma página está publicada uma nota, cujos comentários estão reservados para isso mesmo: para dizerem da V/ justiça.
Falta dizer que o livro está disponível em Portugal e no Brasil e que o PVP (preço de venda ao público) é de, para Portugal, EUR: 14,00 € (catorze euros), e para o Brasil, BRL: 56,00 R$ (cinquenta e seis reais).
(caso esteja no Brasil e deseje adquirir o livro online, pode também fazê-lo através da editora, https://www.chiadoeditora.com/livraria/tas-com-a-mosca-ou-cheira-te-a-palha)



E por hoje é tudo.

Até uma próxima oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário