quinta-feira, 11 de setembro de 2014

11-09-2014




Olá a todos.

O meu nome é Fátima e tenho 44 anos.

Com este… blogue, vlogue, ou lá o que lhe quiserem chamar, pretendo dar aqui a conhecer outra faceta de mim: os meus pensamentos, os meus sentimentos, as minhas frustrações… pretendo também dar conta das barreiras e dificuldades que vou tentando ultrapassar, todos os dias, enquanto atáxica (tenho ataxia de Friedreich) e enquanto deficiente motora (estou numa cadeira de rodas… não dá para ver, mas estou).

Tenciono falar de tudo, não importa o tema.

E como a ataxia também afecta a fala, isto também pretende ser uma forma de praticar o meu discurso oral. Assim que a modos de um TPC – trabalho para casa, para a minha fala.

(Abro aqui um parêntesis para repetir o que a terapeuta da fala tem sublinhado e frisado: o discurso ensaiado é muito diferente do discurso espontâneo e deve ser sempre este último que deve servir como barómetro. Portanto, para o bem e para o mal, vou tentar sempre ser o mais espontânea possível.)

Ainda por cima eu sei que, muitas vezes, na pressa de dizer as palavras, atropelo-as, ou seja, a minha fala fica assim… um bocado salganhada, não sei se me estão a perceber… É assim como que a minha boca tentasse acompanhar a minha cabeça… Também, verdade seja dita: ninguém me manda a mim ter uma mente muitas vezes em excesso de velocidade… E sem cinto de segurança, ainda por cima…

Podem-me acreditar: chega a parecer que eu ando sempre esfaimada, pois em vez de articular as palavras como deve ser, muitas vezes só digo metade: a outra metade, engulo-a. Bem, é verdade que já a Natália Correia dizia que as palavras eram para comer… Mas acho que não era a isto que se referia.

Portanto, se não perceberem nada do que eu estou para aqui a falar, não há problema: imediatamente a seguir encontram a transcrição por escrito.

Ou então, caso não estejam virados, muito pura e simplesmente, para me ouvir, também não há problema: se realmente estiverem interessados no que eu tenho para dizer, basta lerem.

Hoje, como é o 1.º dia, a modos que uma apresentação, não me vou pôr aqui a “botar faladura” sobre isto ou sobre aquilo.

Ainda não.

Mas para a próxima já contem comigo.

E bom, por hoje já chega!

Despeço-me e até à próxima!



Sem comentários:

Enviar um comentário