quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro (23/04/2015)




Olá, como estão?
Hoje é vez de se assinalar o Dia Mundial do Livro.


O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos de autor. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.
A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disto, nesta data, noutros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia.


Eu tenho a sorte de já ter visto trabalhos meus publicados (para mais informações, podem consultar o meu outro blogue, “À procura de uma história”, http://aprocuradeumahistoria.blogspot.pt).


Eu já o disse e volto a dizer: para mim, o importante não são os autores. Não interessa quem, mas sim o quê. O que mais interessa é o trabalho. O resto não interessa.
Se me perguntarem, assim de chofre, qual o meu livro preferido, eu tenho que responder “O Clube Dumas” de Arturo Perez-Reverte. Porque foi o livro que mais me surpreendeu.
Mas há mais que considero especiais: “O Lápis do Carpinteiro” de Manuel Rivas e “A Loucura do Rei Marco” de Clara Dupont-Monod.
Há ainda um que sempre que o releio, é como se voltasse a casa: “Solstício de Inverno” de Rosamunde Pilcher.

Sempre que vou a uma livraria, gosto de ver os livros, remexe-los, cheirá-los e senti-los.
Os livros têm que falar comigo.


E por hoje fico por aqui.
Até à próxima oportunidade.













Sem comentários:

Enviar um comentário