sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia Internacional do Jovem Trabalhador (24/04/2015)




Olá, como estão?


Hoje assinala-se mais um dia internacional.
O Dia Internacional do Jovem Trabalhador

É o 114.º dia do ano (115.º em anos bissextos) no calendário gregoriano.
É também dia de S. Fidélis (ou Fiel) de Sigmaringa (Sigmaringa, Alemanha, 1 de Outubro, de 1578 — Seewis, Suíça, 24 de Abril de 1622) foi um jurista e sacerdote católico, frade da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que levou uma vida de oração e austeridade e se notabilizou como pregador nas campanhas da Contra-Reforma contra o calvinismo no leste da actual Suíça. No contexto da Guerra dos Trintas Anos, foi morto pelos calvinistas devido à sua pregação, razão pela qual é considerado mártir da Igreja Católica, que o canonizou.


Ainda em relação ao dia de ontem, o Dia Mundial do Livro, achei de louvar a iniciativa da Chiado Editora, “Um livro num dia”. 

No entanto, apesar de reconhecer o valor e utilidade da iniciativa, não é sem algum pesar à mistura que constato um certo amargo de boca. Porque, de alguma forma, me senti descriminada. Sei que não era essa a intenção, mas foi como eu me senti. Porque eu não moro em Lisboa. E mesmo que morasse, não sei se me iria conseguir deslocar à Av. da Liberdade. Porque estou numa cadeira de rodas. E quem, como eu, está nesta situação, sabe bem que, muitas vezes, estamos dependentes de terceiros.

Talvez eu esteja a ser egoísta e, quiçá, armar-me em vítima. Talvez seja isso. Porque, convenhamos, eu até reconheço a impossibilidade de fazer as coisas de outra forma. E até pode ser que esta iniciativa tenha servido de ensaio para outra iniciativa, essa sim de âmbito nacional.
Até lá, só posso esperar.


E por agora, me despeço.
Até uma próxima oportunidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário