domingo, 7 de junho de 2015

Fuga para a frente (07/06/2015)




Olá, como estão?


Hoje vou atrever-me a falar aqui do assunto de que mais se tem falado nos últimos dias: a saída de Jorge Jesus de treinador do Benfica, para ir treinar o vizinho da 2.ª circular e eterno rival, o Sporting.
Primeiro que tudo, quero desde já esclarecer que sou benfiquista. Apenas não pertenço àquele grupo que gosta “de se armar” e de troçar de quem não partilha da minha preferência clubística. Não só porque acho de um extremo mau gosto e até mesmo desprezível, como “cá se fazem, cá se pagam”: nunca sabemos o dia de amanhã: tão depressa estamos na mó de cima, como estamos na mó de baixo.
Celebrar e enaltecer, por assim dizer, o meu benfiquismo, sim; agora, troçar e rebaixar as preferências dos outros, não.
Então, o Jorge Jesus saiu do Benfica.
Era um direito que lhe assistia: ao fim de 6 épocas no Benfica, onde conquistou 3 títulos de campeão nacional, pode perfeitamente ter achado que era altura de mudar de cenário.
Só não gostei da forma como o fez.
Se era verdade que ele já sabia que não queria ficar no Benfica, para quê encetar negociações com Luís Filipe Vieira (presidente do Benfica) para a renovação do contrato?
Não seria muito melhor dizer logo que não?
Podem vir com a história do dinheiro – em como o JJ queria mais dinheiro e o LFV estava com muito pouca vontade de abrir os cordões à bolsa –, mas eu (e falo só por mim) não acredito.
Eu sei que, oficialmente (mais ou menos…), é essa a razão: o JJ queria, o Benfica não estava para aí virado, o Sporting chegou-se à frente e o JJ deixou de aparecer nas reuniões com o Benfica. Desapareceu do mapa. Numa palavra, fugiu – pelo menos, é esta a ideia que tenho.
Agora, cá para mim, essa história do dinheiro é treta, uma desculpa do JJ para, vamos lá, justificar a sua saída do Benfica.
Porque, pelo menos na minha opinião, esta já era a ideia de JJ há bastante tempo. E mais uma vez volto a frisar: JJ estava no seu direito.
Mas, e isto é também a minha opinião, o Sporting não estava na mente de JJ. Não, cá para mim o alvo de JJ era o Porto.
Só que como o Sporting se chegou à frente…
Mas concordo plenamente com LFV quando diz que só fazem falta os que cá estão.
Agora falam em dois nomes para novo treinador do Benfica: Rui Vitória, do Guimarães e Marco Silva, ex-treinador do Sporting.
Pessoalmente, prefiro o Rui Vitória.
Sei que há um movimento a favor da contração de Marco Silva, mas… não sei, não… parece um bocado aquela história do “olho por olho, dente por dente”.


E agora parece que o José Sócrates vai ser libertado.
Libertado, quer dizer… Passar da prisão preventiva para prisão domiciliária.
Pelo menos, é essa a sugestão do Ministério Público.
Já o disse e volto a dizer, se ele realmente for culpado, que pague por isso.
Mas há uma coisa que me continua a fazer uma confusão dos diabos: como é que, à luz da prisão de Sócrates, o Ricardo Salgado continua cá fora, feliz e contente?


E por hoje fico por aqui.
Até uma próxima oportunidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário