quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Feiras e Festivais (22/10/2015)

Olá, como estão?


Hoje começa o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.
O 35.º.
Só lá fui comer uma vez, nas tasquinhas, com um grupo de amigos, no ano já distante de 1989 – eu sei o ano, porque foi o ano em que estive a trabalhar no IEFP – Centro de Emprego de Santarém, ao abrigo do programa OTJ (Ocupação Temporária de Jovens).
Lembro-me que começámos por comer sopa de peixe (já me lembro se na tasquinha de Sesimbra, se na de Setúbal), depois comemos carne (na tasquinha de Minde) e para a sobremesa fomos à tasquinha das Caldas (da Rainha).
Claro está, que quando eu lá fui, eu ainda nem sequer sonhava com o que me viria a sair na rifa anos mais tarde – a malfadada ataxia de Friedreich.
Nem sequer sei se, actualmente, o Festival possui condições para receber pessoas com mobilidade condicionada e em cadeira de rodas.
Acho que por lei são obrigados a isso, mas… mas, mas…

E para a semana começa a Feira de todos os Santos, no Cartaxo.


Ainda me lembro de, quando estudava, os carrosséis e carrinhos de choque irem directamente da Feira da Piedade, em Santarém (actualmente, já praticamente extinta), para a Feira de todos os Santos, no Cartaxo.
E mesmo depois da feira, no Cartaxo, já ter terminado, as diversões ainda por lá continuavam, por causa do afluxo de estudantes – a Escola Secundária ficava a, mais ou menos, dois minutos: saia-se da escola, descia-se uma rua e pronto!, estava-se no recinto da feira.
Eu própria, quando andava no 11.º ano, cheguei a ir andar nos carrinhos de choque.

Havia ainda uma espécie de tradição em relação às duas feiras, Piedade e Santos: as pessoas diziam que quando chovia na Feira da Piedade, já não chovia na Feira de todos os Santos e vice-versa.


E por hoje é tudo.
Até à próxima.


Sem comentários:

Enviar um comentário