domingo, 4 de outubro de 2015

Votos, bichos e frutos (04/10/2015)

Olá, como estão?


Hoje é dia de eleições legislativas.
Mas eu não vou votar.
Só que a minha abstenção é tudo menos voluntária – é antes por necessidade.
Sim, porque isto de estar numa cadeira de rodas devido a ter uma doença neurodegenerativa tem que se lhe diga…
Eu gostava muito de ter ido votar, mas… mas, mas…
Nem sempre (muitas vezes, aliás) as coisas são como nós gostaríamos que fosse… Muitas e muitas vezes temos que nos adaptar às circunstâncias que nos rodeiam, incluindo as dos nossos cuidadores…

Ontem à noite só já vi o final da participação de dois comentadores num programa do canal
SIC Notícias.
Um desses comentadores (infelizmente, não fixei o nome de nenhum) estava a falar da forma de votar e ele disse uma coisa com a qual concordo em absoluto: devia-se aproveitar as novas tecnologias e aproximar o voto do cidadão, pois o país tem-se mantido bastante conservador nesse aspecto – eu diria mesmo elitista.
E ainda falam em tornar o voto obrigatório?...
Pois, pois…
Já agora, esclareço que sou obstinadamente contra a obrigatoriedade do voto. Entendo que a abstenção também é um direito conquistado.

Ainda nesse mesmo programa, acerca da ausência (já anunciada) de Cavaco Silva das comemorações do 05 de Outubro porque vai estar em reflexão sobre os resultados eleitorais, o outro comentador achou que era uma falta de respeito aos portugueses.
Eu vou mais longe: é uma autêntica falta de respeito à instituição que ele próprio representa.
Se em 1910, no dia 05 de Outubro, não tivessem levado a uma revolução, ele hoje, provavelmente, não estaria onde está.
E depois, essa história da “reflexão”…
Mas não foi ele que marcou as eleições para 04 de Outubro???
Ele já sabia muito bem que o dia 05 de Outubro, Dia da Implantação da República, era logo a seguir ao dia das eleições.
Pelo menos, na minha terra, o 5 vem sempre a seguir ao 4…

E para acabar com o assunto eleições, uma história que se passou com a minha mãe: ontem, ela viu na TVI (penso que não me estou a enganar) uma reportagem sobre onde iriam funcionar as cabines de voto. E às tantas aparece uma imagem do Passos Coelho e do Portas. O que está errado. Parece que a imagem passou rápido, mas seja como for, ontem não era suposto ser dia de reflexão?


E hoje também é Dia Mundial do Animal.
Cá em casa há 6: um cão (Félix), 3 gatas (Nucha, Chiquita e Nikita) e 2 coelhos (D: Afonso I, o “Orelhas” e a D. Lola Carlota, a “Branquinha”).
E chega.
Eu adoro animais, mas também há uma coisa muito importante, chamada responsabilidade.


E vá se lá saber porquê, hoje lembrei-me, de quando era pequenina, apanhar saramanhos – um fruto pequenino, quase uma baga.

Na horta que os meus avós maternos tinham (onde estavam as hortas, ergue-se hoje uma urbanização), lembro-me de os apanhar junto ao poço.
Sempre com muito cuidado, para não cair à água.
Nunca mais vi esse fruto…


E por hoje é tudo.

Até uma próxima oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário