quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Tal e coisa (05/10/2017)





Olá, como estão?


Hoje, dia 05 de Outubro, assinala-se o Dia da Implantação da República Portuguesa e ontem, dia 04 de Outubro, assinalou-se o Dia Mundial do Animal.


E já estamos em contagem decrescente para o Natal – faltam 80 dias.
Não se riam: afinal, no final deste mês já se vão começar a ver coisas para quadra.
Eu, por mim, já estou quase despachada: já tenho as compras de Natal practicamente feitas: vou-as comprando ao longo do ano. Assim, evito confusões. E para a carteira, também é melhor: dói menos…
Eu até adorava a confusão própria da época, mas já tenho saúde para isso – e tive que me adaptar.
Também adorava fazer os embrulhos, mas agora… Já não tenho a destreza manual necessária e agora recorro aos sacos-prenda.
Ou seja, quem mão tem cão, caça com o gato. Se não vai de uma maneira, vai de outra.


E por falar em Natal, sabem o que daria uma excelente prenda de Natal?
O meu livro de contos, “’Tás com a mosca, ou cheira-te a palha? (Pela desmistificação, sensibilização e consciencialização das ataxias hereditárias)” (Chiado Editora), patrocinado pela APAHE – Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias (http://www.apahe.pt.vu). Quem o quiser adquirir, pode fazê-lo de várias formas: em livraria, online (Chiado Editora – https://www.chiadoeditora.com, Bertrand – https://www.bertrand.pt, Fnac – https://www.fnac.pt, Wook – https://www.wook.pt…), directamente à APAHE (E-mail: apaheportugal@gmail.com ou mensagem privada no Facebook da APAHE, https://www.facebook.com/associacaoportuguesadeataxiashereditarias/, e cujos fundos revertem, na totalidade, a favor da APAHE), ou ainda directamente a mim, pois também tenho alguns exemplares para venda, com o PVP de EUR: 14,00 € (catorze euros).
Aproveito a oportunidade para solicitar a V/ ajuda: manifestem as V/ opiniões acerca deste meu livro na página respectiva, https://www.facebook.com/fatimadoliveira2/, que desde já vos convido a conhecer e a gostar. Nesta mesma página está publicada uma nota, cujos comentários estão reservados para isso mesmo: para dizerem da V/ justiça.
O livro está disponível em Portugal e no Brasil.
(Eu sei que estou a ser chata, mas tenho que lutar pelo que é meu).



E no passado Domingo, dia 01 de Outubro, foi dia de eleições autárquicas.
Foi uma vitória retumbante do PS (sem surpresas) e quem pagou a factura foi o colega de coligação (PCP/CDU), que perdeu acho que foram nove câmaras para o PS. Não me surpreende: é o chamado voto útil.
Mas em Santarém as coisas correram de maneira diferente: o voto útil não foi para o PS, mas sim para o PSD – para evitar a vitória do candidato do PS, que já tinha sido Presidente da Câmara Municipal de Santarém e que não tinha deixado boa memória.
Já em Oeiras, as coisas correram ao contrário de Santarém: o Isaltino Morais voltou a ganhar. Apesar de tudo. Eu só tenho a dizer uma coisa: efeito Pavlov. E para bom entendedor…


A Catalunha, aqui na vizinha Espanha, está a ferro e fogo.
Os catalães querem a independência e fizeram um referendo no passado dia 01 de Outubro (sem surpresas, o sim obteve uma vitória esmagadora), mas o governo de Madrid nem quer ouvir falar de tal coisa – aliás, o governo central tinha considerado o referendo ilegal.
É que é a Catalunha que é a província mais rica de Espanha.
Mas o governo espanhol tem sido muito criticado pela forma como tem lidado com a situação. Agora acho que nem tanto, mas ao princípio foi cacetada para a frente, repressão pura e dura. Ora, até eu sei que isso é deitar gasolina para o fogo. Em vez de tentar apaziguar os ânimos, não. Acharam por bem retroceder aos tempos do Generalíssimo. E agora, queixam-se…


E por hoje é tudo.
Até uma próxima oportunidade.








Sem comentários:

Enviar um comentário